sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

As drogas !


Tenho ouvido dizer que há drogas mais perigosas que outras e, por exemplo, que a cannabis não é bem uma droga, que cada um deve ser livre de a consumir porque não faz mal nenhum, nem causa habituação. Será que isto é verdade?
Gostaria de saber alguma coisa acerca disto.


Cara estudante,
Obrigada pelo teu interesse e pela tua pergunta. Antes de mais nada, convêm que saibas que drogas são sempre substâncias com riscos, embora haja umas mais perigosas do que outras. No caso da cannabis não é verdade que não seja uma droga nem tão pouco que "não faz mal nenhum".
Existem três tipos de cannabis: erva, haxixe, e oleo de haxixe. A forma mais usada é a erva, que é feita com as folhas e flores secas da planta "cannabis sativa".
É muito potente e pode ter um efeito alucinogénio (causa alucinações); haxixe é uma resina das folhas e do caule esmagados e comprimidos em blocos; geralmente é misturado com tabaco num cigarro enrolado, mas tal como a erva, pode ser comido se adicionado aos alimentos. O oleo de haxixe é resina de cannabis quando dissolvida num solvente, filtrada num oleo espesso.
O efeito que a cannabis produz depende da frequência com que é consumida e da forma como cada organismo reage à droga. Há quem se sinta relaxado, falador, descontraido ou com ataques de fome, mas o mais provável é as pessoas perderem as inibições, dizendo e fazendo coisas despropositadas. o cannabis exagera, assim, o modo como a pessoa se sente: quem tiver tendência para a depressão, pode ficar ainda mais deprimido.
Os efeitos da cannabis não desaparecem facilmente do corpo e pode levar a situações maníaco-depressivas extremas, problemas de ansiedade, angústias e variação de personalidade.
Alguns nomes de rua para a erva: marijuana, erva, boi, liamba, maconha...
Para haxixe: chichon, chocolate, sabonete, naco...

Sem comentários:

Enviar um comentário